RSS

Palma

17 set
Palma

Palma

Sede do Concelho de Palma, Cabo Delgado. A povoação foi criada pela portaria nº 35 em 17 de Janeiro de 1889. Foi inicialmente designada por Tungue.

Palma deve o seu nome ao oficial que era Governador do distrito, tenetne coronel de cavalaria, José Raimundo Palma Velho que ajudou a conquistar a baía de Tungue ao Sultão de Zanzibar, em 1887.

Palma perto do topo da baía de Tungue, situa se na margem ocidental do monte Mnangani, acerca de uma milha de entrada. Na época existia um posto militar, Alfândega, casas de europeus e palhotas.

IGREJA DE PALMA

IGREJA DE PALMA

Alfândega de Palma

 

Baía de Tungue

 
 
 
 

Estrada Mocímboa da Praia - Palma

 
7 Comentários

Publicado por em 17 de setembro de 2011 em Palma

 

7 Respostas para “Palma

  1. santos costa

    14 de novembro de 2012 at 20:15

    Fui militar em Palma, em 1966 a 121967. Voltei em 2004 e 2005. Emocionante.

     
  2. francisco santos

    7 de outubro de 2013 at 23:42

    Fui guarda fiscal em palma no dia 25 de abril de 1974, No dia seguinte fui almoçar com um comandante da Frelimo( a minha esposa estava em LMarques); Eu estava só em palma; O almoço decorreu bem (arroz branco não sei com quê, já não me lembro; fui bem tratado), Depois do jantar até me levaram a um batuque lá num bairro de palma; bela terra, grande praia de mariscos, palmeiras, boa gente!…

     
    • Antonio condeco

      27 de dezembro de 2013 at 23:23

      No edificio da guarda fiscal morei la eu furriel mil da comp.eng.3530 que esteve la a construir o cais acostavel.Isto veificou se na altura do rebentamento das minas na estrada para quionga sendo o famoso nessa altura alferes carvalho dos gees o causador da morte de outro alferes.Passavam as comunicacoes para os familiares na metropole pelo radio da guarda fiscal.Nessa foi um acontecimento muito triste e lamentavel, sendo o falecido uma optima pessoa.Sabia o nome mas ja nao me recordo e que era natural do norte,ainda cheguei a falar pelo radio com familiares , ainda me coube a mim por ser de eng. e ter la maquinas ir reparar o pontao na estrada para quionga, as minas a frente da pa da maquina eram mais que muitas, mas felismente ficaram todas la enterradas e nao rebentou nenhuma.Palma belissima praia muito peixe e marisco.Bons tempos.

       
  3. francisco santos

    3 de janeiro de 2014 at 2:14

    Mas depois do 25ABR74 ainda pra lá foram fazer o cais acostável?. Um abraço.

     
    • Antonio Condeço

      21 de novembro de 2014 at 19:10

      Nao o cais acostável foi feito em 1972.

       
  4. Antonio Condeço

    2 de março de 2015 at 21:15

    Nao podemos esquecer a senhora mais famosa de Palma “DONA AIDINHA”.Foi cozinheira do Craveiro Lopes,quando esteve la.

     
  5. Mário Silva

    11 de março de 2016 at 18:16

    Também estive em Palma de Agosto/73 até finais de Outubro/74, pertencia à C.C.S do Bat. 5013, na qual estávamos adidos á companhia de Palma, para efectuarmos colunas de reabastecimento a Pundanhar-Muidine e Nangade, se alguém esteve comigo me contactem. Mário Silva.

     

Deixe uma resposta

 
