RSS

SANTA CAROLINA

19 dez
SANTA CAROLINA

SANTA CAROLINA

Ilha no concelho de Vilanculos, Inhambane.

“…chegou aos nossos tempos com o nome, segundo uns, de “Marcha” e, segundo outro, de “Xigine” ( ilha pequena) e assim foi conhecida até que mais tarde o comando do Presídio determinou que passasse a chamar- se “Ilha de Santa Carolina” em homenagem à esposa do Governador- geral Vasco Guedes…” (Júlio Augusto Pires, “Doc. Moçambique”, nº 40, 1944, LM).

O governador- geral Vasco Guedes de Carvalho e Meneses, major de infantaria, governou Moçambique desde 24 de Abril de 1854 até Setembro de 1857. “Nesse mesmo ano de 1853, tendo o governador-geral Vasco Guedes de Carvalho e Meneses, mandado ocupar a Ilha de Bango (qv Bangue ou Bango), no arquipélago do Bazaruto, para estabelecer uma colónia agrícola, criou ali um distrito, com sede na ilha Carolina e jurisdição sobre todas as ilhas e parte da Terra Firme fronteira, outrora reino de Herunto, cujo régulo se declarou vassalo de Sofala” (Teixeira Botelho, Hist. Mil e Pol. de 1833 aos nossos dias).

Nos documentos antigos não se encontra Santa Carolina.Tal baptismo deve ser obra moderna, pois o comandante Hugo de Lacerda, na “Memória sobre questões de serviço de marinha”, referida a 31 de Dezembro de 1908, anexo ao Boletim Oficial de 1908, escreveu sempre ilha Carolina: “Junto à ilha Carolina é que são os fundeadouros preferidos, com fundos superiores a 10 metros…..A ilha Carolina servia até há pouco tempo de prisão para degredados e incorregíveis”.

Em 1953 a ilha nada era além das ruínas de um Presídio que não era utilizado há 100 anos. O jornalista Flash Seaton esteve na ilha com uns três rodesianos e quando regressou a Salisbury escreveu no “Rhodesia Herald” as impressões e titulou o seu artigo : “This is a Paradise Island…” O nome pegou. As companhias aéreas, as agências de viagens, caminhos de ferro, o departamento de turismo da Rodésia, adoptaram o título do artigo de Seaton” ( De um artigo no Dunday Mail, Salisbury, 22 de Junho de 1973).

Assim hoje Carolina é conhecida lá fora como ilha do Paraíso.

DSC_0243 DSC_0253 DSC_0255 DSC_0264 DSC_0289 DSC_0270

 
1 comentário

Publicado por em 19 de dezembro de 2013 em Província de Inhambane, Sem categoria

 

Tags:

Uma resposta para “SANTA CAROLINA

  1. Antonio Huo

    15 de outubro de 2015 at 12:25

    Gostei muito de ver as paisagem da ilha. apesar d eu ser de vilanculo. mais o meu apelo vai pra todos pra q nao construa hotel.so pod ser lugar d laser sem barulho.para nao perder o peso. obrigado

     

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: